segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Oficina Teatral


Ministrante: Ator Rogério Hoch


OFICINAS PERMANENTES


OBJETIVO

A oficina teatral tem como objetivo principal a valorização do ser humano através da transformação interior, promovida por meio da manifestação artística. A expressão teatral trabalha internamente o indivíduo no sentido de prepará-lo para enfrentar (e a aproveitar) a aventura da vida, desfazendo barreiras emocionais, despertando talentos natos e recuperando a autoconfiança. Por meio do desenvolvimento artístico, expresso no trabalho vocal e corporal, a pessoa aprende a enfrentar a timidez, tornando-se mais audaciosa e segura, porém acentuando a humildade e o respeito pelos demais, no momento em a auxilia a entender e aceitar as diferenças.


CONTEÚDO

FASE 1 - Nos primeiros encontros, são realizados jogos de socialização com o objetivo de criar laços e harmonizar a turma. Durante esse período, são feitos aquecimentos e rituais de apresentação para que todos se conheçam mutuamente.

FASE 2 - No segundo momento, iniciam-se os improvisos e exercícios de corpo mais específicos para o trabalho do ator: mímica, trabalho vocal e noção espacial. Esses exercícios garantem ao ministrante conhecer melhor o grupo, identificando as características de cada um, o ritmo e o grau de estrionismo.

FASE 3 - Após as fases iniciais, começa o trabalho com o texto, dando continuidade ao aquecimento e criando jogos para que o grupo possa familiarizar-se com a prática de decorar textos e as marcas do palco.

FASE 4 – Por último, após ser feita a escolha do texto para ser encenado no final do curso, o ministrante deverá efetuar uma leitura branca e dramática para o grupo. Em seguida, são divididos os papéis, partindo-se para os ensaios em grupo. Depois de bem ensaiada, a peça deverá ser apresentada em um local adequado e para um público específico, a fim de que o aluno tenha a efetiva experiência da arte de atuar.



OFICINAS CURTAS

São oficinas dinâmicas, realizadas num período máximo de três horas (com um pequeno intervalo), as quais possibilitam ao participante ter uma idéia e até mesmo uma experiência do ato teatral e da sua importância como ferramenta para o aprendizado em vários estágios do desenvolvimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário